Chuvas afetam abastecimento de água em 21 municípios de Pernambuco 1q6s65

Compesa contabilizou 29 sistemas paralisados nesta quarta-feira (21) em razão de Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro da RMR 3w1b2z

Publicado em 21/05/2025 às 17:26 | Atualizado em 21/05/2025 às 17:27
Google News

As chuvas voltaram a atingir a Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e as Matas Sul e Norte de Pernambuco, provocando a suspensão do abastecimento de água ou redução de vazão em 21 municípios. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) contabilizou 29 sistemas paralisados nesta quarta-feira (21) em razão do acionamento do Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro da RMR, que é ativado sempre que as chuvas atingem um volume acima de 75 mm em um espaço de tempo curto – esse volume, que antes era de 100 mm, foi revisto pela Compesa por medida de segurança; baixa qualidade da água dos mananciais; ou falta de energia elétrica.

Suspensão por Protocolo de Segurança em áreas de morro 5h1hn

Sete sistemas de abastecimento foram desativados em razão do Protocolo de Segurança. A decisão considera os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), as previsões de chuvas intensas e orientações das defesas civis estaduais e municipais. A Compesa lembra que o Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro foi implementado há três anos e a sua construção foi amplamente debatida com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio das defesas civis dos municípios e do Estado.

'; window.uolads.push({ id: "banner-300x250-4" }); }

Estão com abastecimento comprometido: 365921

JABOATÃO DOS GUARARAPES

- Jardim Jordão

- Campo de Flamengo

RECIFE

- Jordão

- Ibura

GOIANA

- Ponta de Pedras

Baixa qualidade da água dos mananciais 29713t

Dezesseis unidades tiveram a operação suspensa devido à baixa qualidade da água dos mananciais, afetando os seguintes locais:

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Redução de vazão para o município

CAMARAGIBE

- Vera Cruz

JABOATÃO DOS GUARARAPES

- Muribequinha

IPOJUCA

- Porto de Galinhas

MORENO

- Centro

- Bonança

ITAQUITINGA

TIMBAÚBA

PRIMAVERA

ALIANÇA

VICÊNCIA

MACAPARANA

MACHADOS

ESCADA

- Centro

- Frexeiras

SAIRÉ

BEZERROS

Redução de vazão para o município.

Falta de energia elétrica 1y2128

Seis sistemas foram interrompidos pela ausência de energia elétrica nas unidades operadas pela Compesa. Os municípios afetados são:

SÃO LOURENÇO DA MATA

Redução de vazão para o município.

MACHADOS

PESQUEIRA

SAIRÉ

CUPIRA

LAGOA DOS GATOS

ACUMULADO DE CHUVAS NAS ÚLTIMAS 24H 482k2t

De acordo com o boletim da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24h ocorreram em Triunfo (187,31 mm), Cabo de Santo Agostinho (183,05 mm), Barreiros (158,66 mm), Escada (152,23 mm) e Ipojuca (142,02 mm).

Horário de consulta: 16H13 do dia 21/05/2025

PLANTÃO COMPESA 1n4k69

A Compesa segue em plantão permanente para atender a novas ocorrências e continua monitorando as previsões da APAC. A companhia mantém contato direto com as prefeituras e defesas civis municipais e estadual. Informações atualizadas sobre o Protocolo de Segurança e o abastecimento serão divulgadas pelos canais oficiais da Compesa e pela imprensa.

As equipes do Cento de Controle Operacional da Compesa também seguem monitorando os sistemas de abastecimento de água em todo o estado diante da chuva que atinge a Região Metropolitana do Recife e cidades do interior do estado.

Tags 731370

Autor 1i582i