Beneficiários do INSS poderão consultar e contestar descontos indevidos em agências dos Correios a3e5o
A nova medida foi anunciada nesta quinta-feira (22), durante entrevista coletiva realizada no Ministério da Previdência, em Brasília 6m40m

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos no benefício poderão consultar, contestar e acompanhar a análise dos valores diretamente nas agências dos Correios.
A nova medida foi anunciada nesta quinta-feira (22), durante entrevista coletiva realizada no Ministério da Previdência, em Brasília.
Atendimentos disponíveis nos Correios 16582m
Com as mais de 4.730 agências dos Correios, o serviço de atendimento presencial ao Beneficiário do INSS será ampliado, principalmente nas cidades que não possuem unidades do instituto.
Nas agências dos Correios habilitadas, os beneficiários poderão:
- Consultar se há descontos associados em seus benefícios;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar a autorização de algum desconto;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias);
- Analisar e contestar a documentação enviada por associações;
- Receber orientações impressas com protocolo de atendimento.
Os atendimentos acontecerão de maneira gratuita e os aposentados e pensionistas terão prioridade nas filas.
O intuito da expansão do atendimento é facilitar o e a pessoas em situação de vulnerabilidade ou que possuem dificuldades no o às plataformas digitais.
“Estamos ampliando o o, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”, afirmou Gilberto Waller Júnior, presidente do INSS.
De acordo com os Correios, os atendimentos serão pautados segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confiabilidade e rastreabilidade aos dados sensíveis informados nos atendimentos.
Agências Habilitadas 284j1d
Para encontrar uma agência próxima de você, basta ar o site dos Correios, e clicar na opção "Encontre Sua Agência". Você será direcionado para uma página onde deve inserir seu estado e município.
As regiões que ainda não possuem agências habilitadas dos Correios contarão com ações itinerantes e mutirões de atendimento, para que o serviço alcance a população em totalidade.