Após 10 anos de obras paradas, barragem no Agreste tem nova data para conclusão 334b3m
Intervenções na estrutura retomaram no último ano, com a da ordem de serviço, em parceria entre Governo do Estado e Governo Federal i86u

*Com informações de Wesley Santos
Após 10 anos de obras paradas, a Barragem de as II, na zona rural de Cupira, Agreste de Pernambuco, tem nova data de conclusão.
As intervenções na estrutura retomaram no último ano, com a da ordem de serviço, em uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal, que reou R$ 83 milhões para a fase final, incluindo obras civis, programas ambientais de reflorestamento e de segurança da barragem.
Segundo o cronograma inicial divulgado pelo Governo Federal, a expectativa era que a obra fosse concluída ainda no primeiro semestre de 2025. Agora, a perspectiva de entrega é para o mês de julho deste ano.
Quando finalizada, a Barragem de as II, que tem como objetivo principal a contenção das cheias dos rios as e Una, que têm histórico de causar grandes inundações na Mata Sul do Estado, pode beneficiar mais de 200 mil pessoas em municípios vulneráveis a enchentes.
A estrutura terá capacidade para acumular quase 17 milhões de metros cúbicos de água e pode, ainda, reforçar o abastecimento de água em cidades como as, Cupira e Lagoa dos Gatos, no Agreste.
“A barragem vai trazer um desenvolvimento local muito grande para a região e a produção rural do município vai crescer porque o futuro dessa barragem vai ser a Compesa captar essa água, melhorar a qualidade dela e devolver para o município”, destacou o secretário de Infraestrutura de Cupira, Sávio Luna.
Outras obras 33u2t
Projeto de Barragem de Igarapeba pode alcançar 186 mil pessoas - Reprodução/TV Jornal Interior
Além da Barragem de as II, estão em andamento outras obras voltadas para os recursos hídricos do estado.
No município de Lagoa dos Gatos, Agreste de Pernambuco, a Barragem dos Gatos está com obras em execução e será concluída, de acordo com o Governo do Estado, em 2026. A intervenção tem capacidade para 5,9 milhões de metros cúbicos de água e deve beneficiar 138 mil habitantes.
Ainda no Agreste pernambucano, a Barragem de Guabiraba, na cidade de Barra de Guabiraba, tem previsão de retomada das obras em 2026. A capacidade será de 18,7 milhões de metros cúbicos e cerca de 78 mil pessoas podem ser beneficiadas, tendo como municípios atendidos Cortes e Sirinhaém. O custo total da obra é de R$ 151, 8 milhões.
Na Mata Sul do estado, a ordem de serviço para a Barragem de Igarapeba, em São Benedito do Sul, está prevista para o segundo semestre de 2025. O projeto prevê o acúmulo de 42,5 milhões de metros cúbicos de água e pode abastecer a população de Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, alcançando 186 mil pessoas.